Secretaria estadual de Educação vai fazer pente-fino nas licenças médicas de professores

11 04 2009

Transcrição: Letícia Vieira – Extra

RIO – A Secretaria estadual de Educação vai fazer uma auditoria em todas as licenças médicas de professores para saber quem não está doente e poderia dar aula. A medida foi motivada pelo crescente número de licenças nos últimos meses. Segundo a secretária Tereza Porto informou em reunião com promotores do Ministério Público, o número de licenciados passou de 700 para 7 mil.

– Estamos conversando com a Secretaria de Saúde para agilizar as perícias médicas. Os professores que não estão mesmo doentes vão voltar para as salas de aula – disse Tereza Porto durante a audiência no MP.

O aumento das licenças coincidiu com o período em que a Secretaria estadual de Educação passou a deslocar professores de áreas administrativas para cobrir o déficit de profissionais em sala de aula.

Falta de professores

De acordo com a secretária, a carência é estimada em 2,4 mil profissionais, que, segundo ela, deve ser resolvida até o fim de abril. Tereza Porto entregou um relatório com detalhes sobre a falta de professores nas escolas. Ela relata no documento que foi autorizada a contratação de 8,7 mil concursados desde o fim do ano e a chamada de outros mil professores este ano.

O subsecretário de Gestão dos Recursos e de Infraestrutura, Júlio da Hora, afirma que, desde o início da reformulação do quadro de horários, conseguiu reduzir em 50% o número de Gratificações por Lotação Prioritária (GLPs, a hora-extra) e diminuiu os contratos temporários em 70%.

Entre as medidas adotadas estão a realocação de assistentes de biblioteca, assistentes de secretaria, coordenadores e orientadores pedagógicos para a sala de aula.

– Temos 110 mil profissionais, não apenas professores, mas só 45 mil estão em sala de aula. O maior problema na alocação de professores está na Região Metropolitana – afirmou o subsecretário da Educação.

A medida tem provocado o descontentamento do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) que considera ser importante a presença de profissionais de apoio para o funcionamento dos colégios. 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: