REDE DE ENSINO DO RIO TEM 25 MIL ANALFABETOS

19 03 2009

 

Transcrição: Letícia Vieira – Extra

RIO – A Secretaria municipal de Educação identificou a existência de 25 mil alunos analfabetos funcionais em turmas do 4 ao 6 anos (3ª à 5ª séries) na rede de ensino do Rio. O número equivale a 12% do total de estudantes. Os dados são parciais e foram apurados após a correção das provas de português aplicadas no último 10 para conhecer quem sabe ler, mas não consegue interpretar os textos e usar a escrita em seu dia a dia. O resultado deve ser divulgado até o fim do mês ( assista: pais comentam a avaliação ).

O teste, voltado para 210 mil estudantes das três séries, foi desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, que será responsável por capacitar e oferecer material didático para os professores que trabalharão com esses alunos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o resultado pode estar relacionado com a aprovação automática, política adotada nos dois últimos anos em toda o ensino fundamental:

– Esse número é preocupante e nos faz pensar o que foi feito de errado. Acredito que a maneira como foi implementada a aprovação automática tem a ver com esse resultado. Não houve reforço e alguns educadores interpretaram que não era necessário fazer provas, mas apenas observar os alunos.

Claudia Costin já esperava um índice de analfabetos funcionais próximo a 14%, mas afirmou que a taxa já deveria ter sido superada pelo município.

– No Nordeste, há taxas de analfabetismo funcional perto de 30%, mas o Rio não deveria ter esse resultado. Alguns desses alunos podem apresentar problemas de acuidade visual ou auditiva. Vamos fazer exames em todos eles, mas o número mostra que algo foi feito de errado – disse a secretária.

A secretária também decidiu rever uma resolução publicada no dia 5 de março, em que instituiu uma prova única com peso 2 a ser enviada a cada bimestre para as escolas. Claudia Costin decidiu que a avaliação terá agora peso 1, após receber uma sugestão do Conselho Municipal de Educação, além de reclamações de professores por e-mail. A mudança será publicada hoje no Diário Oficial.

Professores criticaram que a avaliação que fariam seria desqualificada, já que teria peso 1, em relação à prova única da secretaria.

Pais aprovam teste

Amanhã, cerca de 750 mil estudantes passarão por um novo teste para avaliar o que aprenderam durante os 45 dias de revisão. Desta vez, devem ser identificados os alunos que vão precisar de aulas de reforço.

A prova gerou críticas do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), que não concorda com o fato de os professores não terem participado da elaboração do conteúdo da avaliação.

– Só é possível melhorar a qualidade de ensino quando os professores elaboram a política educacional com liberdade de ensinar – afirmou a coordenadora do Sepe, Maristela Abreu.

Ação rápida

Enquanto os professores são contrários, pais de alunos aplaudem as avaliações feitas pela Secretaria municipal de Educação.

José Gomes da Silva, que tem dois filhos no 9 ano da Escola Madri, em Vila Isabel, é favorável à prova.

– No ano passado, meu filho foi aprovado, mas com dificuldade. O reforço é melhor para os alunos e pode ajudá-los a aprender – disse ele.

Maria Lúcia Ribeiro conta que seu neto achou fácil a prova para analfabetos funcionais aplicada na última semana, mas, mesmo assim, gostou da iniciativa.

– É válido descobrir o que os alunos aprenderam no ano anterior, mas esperamos que tenham professores para todos, porque meu neto até agora não teve aulas de inglês e de ciências – afirmou ela, que é avó de um aluno do 6 ano.

A secretária Claudia Costin rebateu as críticas do Sepe explicando que era necessário resolver o quanto antes as deficiências dos alunos:

– Se eu dissesse que iríamos fazer uma discussão e capacitar os professores, perderíamos um tempo precioso da vida das crianças, parte delas analfabetas funcionais.

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Comento: Imaginem só o resultado se a tal prova for aplicada no ensino público estadual…

 

 

 

 

 

 


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