CIEPS: UMA IDÉIA QUE NÃO DEU CERTO?

20 02 2009

 O FUTURO QUE NÃO VEIO

(Wagner Montes)

 

Transcrição: “O DIA” 19-02-09

Rio – Quando o professor Darcy Ribeiro concebeu os Cieps, certamente o fez levando em conta a amplitude do seu projeto, que visava um programa comprometido com o ensino de qualidade. A idéia garantia ainda aos alunos alimentação, acesso ao esporte e ao entretenimento. O raciocínio é lógico: a mãe que mantém dois filhos matriculados numa escola que, além de educar, lhes fornece almoço, lanche e jantar ao fim do dia, economiza dinheiro, pois são duas bocas a menos a alimentar.

O tempo que os filhos ficam no Ciep beneficia diretamente as mães, que podem buscar emprego, garantindo o sustento da família. Eles foram forjados para servir de abrigo em tempo integral. De dia, crianças e adolescentes a circular pelas salas de aula; à noite, jovens a freqüentar cursos profissionalizantes.

Nos fins de semana, o espaço seria aberto à comunidade local para a realização de atividades recreativas. A inércia do Estado hoje leva nossas crianças, por absoluta falta de perspectivas, a tornarem-se presas fáceis dos tentáculos do crime.

Foi pensando no modelo de educação integral concebido pelo professor Darcy Ribeiro que imaginei o quanto avançaríamos na luta pelo fim das desigualdades sociais. Em que pese pertencer à elite, o grande educador rascunhou um projeto que se impunha pelo caráter social, mas que, ao mesmo tempo, vislumbrava o fortalecimento da economia.

Por ter a quem confiar a guarda dos filhos, as mães podiam arrumar um emprego, assegurando à família uma renda regular. Com o dinheiro circulando, o comércio vende, a indústria produz e são criados novos postos de trabalho, levando a economia a percorrer ciclo saudável e próspero. Darcy Ribeiro era um visionário e, onde quer que esteja, deve estar triste com aquilo que seus olhos lhe permitem ver hoje.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: