NOVA ESCOLA: CABRAL INCORPORA BENEFÍCIO AO SALÁRIO DE 90 MIL

19 02 2009

Transcrição: “O DIA” Alessandra Horto

Governador garante que os inativos também serão contemplados com a medida

Rio – Finalmente, será cumprida a promessa do governador Sérgio Cabral de incorporar o benefício do Programa Nova Escola (gratificação por desempenho dos professores) ao vencimento básico da categoria. Desta vez, os inativos também serão contemplados com a medida. Cabral declarou ontem que a gratificação é “horrorosa” e que o servidor, ao se aposentar, sai muito prejudicado. “Nem que o orçamento tenha que sangrar. Vamos incorporar o Nova Escola paulatinamente, tanto para os ativos e quanto para os inativos”, assegurou o governador. Segundo Cabral, é muito importante valorizar os servidores, apesar dos tempos difíceis que todas as gestões estão vivendo.
O Nova Escola é pago de acordo com a avaliação que o professor recebe — varia de R$ 100 a R$ 420. Segundo o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), a incorporação vai beneficiar 50 mil servidores ativos e 40 mil inativos.

A coordenadora Maria Beatriz Lugão lembrou que 30 mil servidores concursados que foram admitidos em julho de 2005 não recebem o benefício. Ela defende que esse grupo também seja contemplado com a aprovação da medida. O valor da gratificação está congelado desde 2006, quando os professores foram avaliados pela última vez, ainda no governo Rosinha Garotinho.

Maria Beatriz disse que, se a promessa for cumprida, será muito importante para os professores e uma grande vitória para os inativos: “Os governos têm o costume de tratar o aposentado como improdutivo e, quando criam qualquer tipo de bônus por desempenho, adotam a prática de excluir os inativos. Mas se esquecem que, por vários anos, eles se dedicaram ao trabalho”. A extensão do benefício aos aposentados é uma antiga reivindicação da classe, que luta há mais de dois anos na Justiça para conseguir os mesmos direitos dos ativos.

 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: