Belford Roxo esvazia escolas a três dias do início das aulas

31 01 2009

Transcrição: Fernando Torres – Extra

RIO – Gleide Porto, de 25 anos, está desempregada e depende do poder público para oferecer estudo a sua filha Gabrielle, de 9 anos. Para saber quais disciplinas a menina vai cursar este ano, as duas foram ontem à Escola Municipal Pedro Antônio, no Retiro Feliz, Belford Roxo. Além de não receberem essa informação, elas voltaram para casa com uma preocupação. A diretora da unidade não sabe quando as aulas vão começar e quem serão os professores.

A 72 horas do início do ano letivo, o prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim (PT), demitiu quase 500 funcionários da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Eles foram contratados sem concurso público e tiveram o compromisso renovado no último dia de gestão da ex-prefeita Maria Lúcia dos Santos (PMDB).

– Essa dúvida decepcionou a minha filha, que estava contando os dias para rever os coleguinhas na sala de aula – contou Gleide.

Na Pedro Antônio, os funcionários colocaram uma faixa preta para simbolizar a revolta pela situação. A professora Gilsei Gomes, de 42 anos, foi surpreendida pelos colegas de trabalho. Ao chegar à recepção da escola onde leciona, recebeu uma cópia do Diário Oficial com o decreto do prefeito. Ela foi contratada em junho do ano passado e é uma das demitidas.

– Fui normalmente para a escola, pois estava marcado para hoje o acerto da escala dos professores. Estou muito chateada porque o prefeito havia dito que não faria isto – afirmou Gilsei.

Concurso em agosto

De acordo com o secretário de Comunicação Social de Belford Roxo, Jorge Queiroz, as aulas vão começar na data marcada. Segundo ele, a prefeitura vai anunciar até amanhã o nome das 472 pessoas que ocuparão as vagas para os cargos de professor, merendeira, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e vigilante. Os salários dos novos funcionários variam entre R$ 415 e R$ 1.210,40. A seleção foi feita por meio de currículos.

– Nos próximos cinco dias, será criada uma comissão que vai apontar as reais necessidades de contratação. A quantidade indicada neste estudo será o número de vagas que vamos oferecer no concurso público, em agosto deste ano – disse Queiroz.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: