MUNICÍPIO: APROVAÇÃO AUTOMÁTICA SERÁ MANTIDA

23 12 2008

Corrigir sistema de ciclos requer a superação de obstáculos no Rio
Transcrição: Carlos Braga, Jornal do Brasil
RIO – Um dos principais sacos de pancada da campanha para prefeito, o sistema de ciclos, apelidado de aprovação automática, vai ser mantido pela futura secretária de educação, Cláudia Costin, nomeada por Eduardo Paes. Costin disse que vai fazer algumas mudanças no sistema, para evitar que alunos da rede municipal passem de ano sem aprender os conteúdos ensinados. Uma delas é garantir o reforço escolar. Essa é uma das medidas cuja implantação especialistas defendem, mas há obstáculos, principalmente a falta de treinamento dos professores o grande número de estudantes por turma. No sistema de ciclos, ou progressão continuada, os alunos que se atrasarem em relação aos outros têm sua defasagem compensada nos períodos seguintes, sempre sob avaliação constante dos professores. Essa atenção, no entanto, seria uma das falhas no modo como o sistema foi implementado na rede municipal do Rio. Um professor que dá aulas em escolas da prefeitura, e pediu para não ser identificado, diz que não é possível fazer esse acompanhamento individualizado.
– Existe, sim, algum tipo de acompanhamento. Mas não isso de dar ao aluno mais atrasado uma atenção individualizada. Cheguei a ter turma de 52 alunos. Como posso dar atenção individual? Isso é balela – analisa o professor, que afirma não ter recebido nenhuma espécie de treinamento quando o atual sistema foi implementado. – Só recebi um aviso por ofício.
O número excessivo de alunos nas salas de aula e o despreparo dos professores para trabalhar com o sistema de ciclos são alguns dos obstáculos que a futura secretária de educação tem pela frente. Para enfrentá-los, Cláudia Costin planeja fazer parcerias com universidades para capacitar os professores. Pretende implementar na rede escolar do Rio o mesmo sistema do Japão, onde os professores passam por cursos de aprimoramento todos os anos.
Professor critica
Para Jailson Alves dos Santos, professor adjunto e chefe do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ, tanto o excesso de alunos como a capacitação dos professores são problemas que devem receber atenção prioritária. – Os professores devem ser capacitados para trabalhar com essa proposta do sistema de ciclos, que requer muito mais que material humano – pondera o professor. – É totalmente diferente do processo de seriação. As turmas, por exemplo, não podem ser superlotadas. Devem ter, no máximo, 25 a 30 alunos. Especialistas alertam que a repetência, que integra um sistema punitivo, pode desestimular um aluno que, em geral, já está bastante desanimado com a escola. O sistema é adotado em diversas escolas particulares brasileiras e na rede pública de países desenvolvidos, como Inglaterra, Espanha e França. A idéia básica dessa pedagogia é a de que a escola precisa se adequar aos estágios de desenvolvimento da criança ou do adolescente. No lugar das séries, que definem em um ano o tempo no qual o aluno precisa aprender determinado conteúdo, entram os ciclos, com períodos de três a quatro anos. Na rede municipal do Rio de Janeiro, o aluno do ensino fundamental passa por três ciclos de formação: 1º – infância (6 a 8 anos); 2º – pré-adolescência (9 a 11 anos) e 3º – adolescência (12 a 14 anos).
– Cada aluno tem um ritmo, um processo próprio. Uns aprendem mais rápido e outros, mais devagar – explica Miriam Paura, professora da faculdade de educação da Uerj e membro da Academia Internacional de Educação. – Os ciclos existem para permitir mais elasticidade no processo de aprendizagem, sem colocar o limite de um ano para ter que aprender tudo.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: