AULAS DE TRÂNSITO PARA O ENSINO MÉDIO

26 08 2008

Contran prevê aulas teóricas de trânsito para estudantes do ensino médio da rede pública

Antero Gomes – Extra

 

 

RIO – O governo do estado começa, esta semana, a discutir a implantação da Resolução 265, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê aulas teóricas de trânsito gratuitas para alunos do ensino médio da rede pública. Pela legislação, quem participar das instruções nos colégios será dispensado da obrigação de fazer a parte teórica em auto-escolas, quando for tirar a carteira de habilitação, depois dos 18 anos. Se adotada, a medida representará uma economia para o futuro motorista de R$ 75, em média – valor do pacote cobrado nas auto-escolas pelo curso teórico.

– Vamos ter uma reunião, esta semana, com a secretária de Educação, Tereza Porto. O objetivo é buscar uma forma de a secretaria se tornar pioneira na implementação da resolução – disse o presidente do Detran, Sebastião Faria.

Aulas em colégios

A Resolução 265, de 14 de dezembro de 2007, enfrentou, ao longo deste ano, forte resistência, principalmente de donos de auto-escolas. Isso porque permite que colégios – inclusive particulares – cadastrem-se nos Detrans dos estados, para darem as aulas.

Segundo o Detran do Rio, ainda falta decidir, na proposta que será apresentada à Secretaria de Educação, como será feita a instrução dos alunos. O Sindicato dos Instrutores e Empregados em Auto-Escolas de Aprendizagem do Estado do Rio quer que as aulas sejam coordenadas pelos empregados que trabalham hoje no setor. A resolução permite aos Detrans capacitarem os próprios professores dos colégios para a função.

Pela resolução, o estudante de ensino médio terá que ter 75% de freqüência numa carga horária total de 90 horas, divididas num período de dois a três anos. A atividade será extracurricular, não acarretando em reprovação do aluno. A prova teórica no Detran para se tirar a carteira fica mantida.

Discussão em setembro

Segundo o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres, a implantação da Resolução 265 será discutida com os Detrans estaduais nos dias 9 e 10 de setembro. A idéia é incentivá-los a adotar a medida determinada pelo Contran

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: