COMPUTADORES DE VOLTA ÀS ESCOLAS

20 08 2008

Secretaria Estadual de Educação começa hoje a reabrir centenas de laboratórios de Informática. Outras 130 salas serão criadas

Transcrito do jornal “O DIA”

Andréa Uchôa

Rio – Um ano e três meses depois de fechar grande parte dos atuais 600 laboratórios de informática por falta de profissionais, a Secretaria Estadual de Educação anunciou a reabertura de todas as salas e a criação de 130 em um mês. Os novos laboratórios, que começam a ser entregues hoje, custaram R$ 4,5 milhões ao estado. “Até o início do ano letivo de 2009 todos os 1.591 colégios da rede terão laboratórios de informática e acesso à Internet em banda larga”, garante o chefe de gabinete do órgão, Júlio da Hora. A secretaria entrega simbolicamente, hoje, cinco dos 130 ‘kits laboratórios’, contendo 13 computadores, uma impressora e um switch (dispositivo que os liga em rede à Internet). A cerimônia será realizada às 14h30 no Maracanãzinho. Os demais kits serão entregues nos próximos dias nas escolas, mas os laboratórios só devem começar a funcionar em um mês, já que as unidades terão que ceder uma sala. Algumas terão necessidade de trocar a parte elétrica para a instalação. Os novos computadores foram comprados graças a uma parceira entre as secretarias de Educação e de Governo com a Assembléia Legislativa, que destinou verba para a compra do material. Grande parte dos 600 laboratórios — a secretaria não sabe precisar o número — já existentes ficou fechada porque os 998 orientadores tecnológicos (OTs) foram desviados de função para suprir a carência de professores nas salas de aula. Desses, 615 retornarão em 15 dias.

‘JEITINHO’ EM COPA

Um dos poucos colégios que não sofreram com a ausência dos OTs foi o Pedro Álvares Cabral, em Copacabana. Uma profissional conseguiu se manter no cargo e, para suprir a falta do outro, transferido, a direção contratou um instrutor. Segundo Júlio da Hora, para abrir todos os laboratórios previstos até 2009 será necessário contratar novos orientadores tecnológicos, que são os responsáveis pelas salas e pelo desenvolvimento de trabalhos pedagógicos com uso da tecnologia. Ainda não se sabe exatamente quantos terão que ser convocados, mas ele acredita que com mil profissionais já poderá abrir todas as salas. O retorno dos profissionais aos laboratórios se deve, segundo o chefe de gabinete, ao ingresso de 10 mil novos educadores na rede estadual, desde fevereiro.
“Quando assumimos, em fevereiro, havia deficit de 10 mil professores. Agora, conseguimos suprir a carência e, por isso, todos os orientadores interessados em retornar aos laboratórios estão voltando”, afirma Júlio.

PARA SINDICATO, AINDA HÁ NÚMERO INSUFICIENTE DE MESTRES
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) afirma que o problema da falta de professores na rede não foi solucionado, como afirma o chefe de gabinete da secretaria. Segundo o Sepe, o deficit era de 20 mil em fevereiro, e hoje é de 10 mil educadores. “Ainda falta muito professor em sala de aula, principalmente em matérias como Física, Química, Matemática e Artes”, diz Maria Beatriz Lugão, coordenadora do Sepe. Ela não acredita que o estado consiga cumprir a promessa de criar laboratórios de Informática em todas as 1.591 escolas até o início do próximo ano letivo.
“Eu acho difícil isso acontecer. Minha escola (o Ciep Pablo Neruda, em São Gonçalo) está com quatro salas interditadas há meses por causa de infiltrações e as obras estão paradas há dois meses. Imagina fazer laboratórios em todas as unidades?”, questiona Beatriz. A secretaria explicou que a reforma, iniciada em março, foi suspensa devido a problemas com a empresa contratada para executá-la, mas que a questão já foi resolvida e os trabalhos serão retomados ainda hoje.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: