ALGUÉM AÍ PAGA PENSÃO?

18 08 2008

 

Pocuro colocar sempre posts sobre educação, mas a partir de hoje e sempre que possível, postarei algo sobre direito em geral, é para lembrar o distante tempo em que eu advogava – (agora já estou curado…). Esta interessa aos que pagam pensão e estavam pensando em comemorar a maioridade do pimpolho/pimpolha e a consequente libertação….

Pois é, read and cry.

STJ DECIDE QUE PENSÃO DE FILHOS COM MAIS DE 18 NÃO TERMINA COM MAIORIDADE
Segundo o tribunal, o fim da pensão depende de decisão judicial. STJ quer garantir o direito do filho de falar se pode ou não se sustentar.
O Tribunal de Justiça (STJ) aprovou uma súmula assegurando que o fim da pensão alimentícia não acontece automaticamente, quando o filho completa 18 anos. O fim da pensão depende de decisão judicial. A súmula quer garantir o direito do filho de se manifestar sobre a possibilidade de se sustentar ou não. O texto da nova súmula é: “o cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos.” Segundo o tribunal, o fim da pensão depende de decisão judicial. STJ quer garantir o direito do filho de falar se pode ou não se sustentar.

 Segundo o STJ, com a redução da capacidade civil no novo Código Civil para 18 anos, o sustento dos filhos pelo pai ou pela mãe pode terminar mais cedo, mas com o direito ao contraditório (a razão da necessidade da manutenção da pensão) pelo filho. 

 

DEPENDENTE 

Segundo os ministros do STJ, com a maioridade cessa o poder pátrio, mas não significa que o filho não vá depender do seu responsável.

 “Ás vezes, o filho continua dependendo do pai em razão do estudo, trabalho ou doença”, explicou o ministro Antônio de Pádua Ribeiro no recurso feito por um pai de São Paulo que solicitou em juízo o fim do pagamento à ex-mulher de pensão ou a sua redução.

 Este foi um dos casos citados pelo STJ na emissão da súmula.

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: