Do G1, com informações do Bom Dia Brasil
Mensagem na internet diz que embalagem indica quantas vezes produto foi reutilizado.
Clientes bagunçam prateleiras em supermercados e funcionários alertam contra boato.
No Tocantins, uma lenda se espalhou e os donos de supermercados estão sofrendo com as prateleiras de leite. Tudo começou com uma mensagem na internet que dizia que um número impresso na embalagem indicava quantas vezes o leite foi reaproveitado depois da data de validade. O texto se espalhou e os consumidores ficaram preocupados.
Nos supermercados, as prateleiras de leite ficam reviradas. O consumidor não compra leite longa vida sem antes conferir o número no fundo das caixas. “Isso foi de uma amiga falando para a outra. E assim aconteceu. Agora, não consigo comprar um número maior”, diz a dona-de-casa Dorca Selma.
Não há com o que se preocupar com a qualidade do leite longa Vida. O número que aparece corresponde ao lote de fabricação da embalagem. E mais: antes de o produto chegar ao mercado, passa por uma avaliação rigorosa dos ministérios da Agricultura e da Saúde. Nos supermercados, o consumidor é alertado para não acreditar no boato.
“Alguns funcionários ficam próximos, de vez em quando, tentando informar o cliente, mas nem sempre é convincente. O cliente realmente acredita nessa lenda”, conta o gerente de supermercado Geovane Leonel.
Os lotes com números quatro e cinco acabam encalhados. E muita gente diz que o hábito de verificar o código já virou mania. “Hoje, já tenho certeza que isso aqui é o lote de fabricação da embalagem. Mas a mania de olhar o fundo não saiu. Sem querer, eu fiz”, comenta, rindo, a aposentada Mauzira Barbosa.
Deixe um comentário