SINDICATO DOS PROFESSORES DEVOLVE LAPTOPS AO GOVERNO DO RIO

1 06 2008

Isabel Ramalho, JB Online

RIO – A distribuição de 31 mil laptops pelo governo do Estado para professores de escolas da rede pública tem causado polêmica entre os profissionais de educação, que reivindicam maior orientação sobre o programa e questionam o alto custo dos aparelhos comprados. A diretoria do sindicato dos professores decidiu em assembléia devolver seus laptops ao governo como forma de protesto. Já a Secretaria Estadual de Educação pretende doar mais 7.750 em uma segunda fase do Programa Conexão Professor.

– A primeira fase é de distribuição e de treinamento. O professor vai aprender como é que se liga o computador, como se usa o Word, o Excel: introdução à informática mesmo. Depois, ele recebe um outro módulo de navegação na web e, depois, mais um módulo de navegação direcionada para a Educação – explica a secretária estadual de educação, Tereza Porto.

O sindicato, entretanto, reivindica melhorias na estrutura das escolas e um acompanhamento pedagógico mais próximo da realidade da sala de aula.

– O governo gastou uma fortuna na compra de laptops sem ter assumido as prioridades da categoria, que foram prometidas durante a campanha eleitoral – afirma Danilo Serafim, coordenador geral do Sindicato Estadual dos Professores (Sepe).

Os computadores fabricados pela Positivo ou pela CCE custaram cerca de R$ 1.900 cada. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, foram investidos cerca de R$ 70 milhões no programa. A 3ª Promotoria de Justiça da Cidadania instaurou inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na compra. Segundo denúncia da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (Alerj), os computadores foram pagos com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, que não pode ser destinado a este fim.

Existe ainda a suspeita de superfaturamento dos computadores, mas a Secretaria afirma que o governo adquiriu os laptops pelo preço mínimo oferecido pelo mercado para as condições do edital, que exigia que os equipamentos fossem entregues em 30 dias devido à execução financeira do estado. Segundo o coordenador geral do Sepe, o dinheiro gasto com os laptops poderia ter sido investido na contratação de professores, no aumento salarial e na reativação dos laboratórios de informática.

– Para suprir a falta de professores em sala de aula, o Estado retirou docentes responsáveis pelos laboratórios ao invés de chamar os concursados. Com isso, em muitas escolas, os laboratórios estão fechados e os computadores, encaixotadosexplica Danilo Serafim.

Prática em sala de aula

Segundo Tereza Porto, o objetivo pedagógico do programa Conexão Professor é tornar as aulas interessantes, utilizando uma linguagem mais próxima do aluno.

– A gente quer que o professor de História use games de História, objetos de aprendizagem específicos para explicar como é que foi o descobrimento do Brasil e não só usar o laboratório para ensinar o aluno a usar o Word e o Excel, ou navegar na internet – explica a secretária de educação. Para a professora de História, Angela Macuco, do colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, uma ferramenta como o laptop não é suficiente para a concretização de um trabalho de qualidade em sala de aula. – Seria bom poder tornar a aula mais interessante, mas precisamos, antes, de uma orientação pedagógica e de estrutura. De que adianta um professor com um laptop se não temos sequer uma televisão em cada sala de aula, onde o conteúdo do computador possa ser reproduzido para os alunos? – questiona a professora, afirmando que a necessidade de acesso à informática não justifica um investimento como este:

– Já foram lançados outros programas de crédito especial para professores comprarem computadores. Eu tenho um em casa e ninguém me perguntou se eu precisava deste laptop. Acho tudo muito estranho – completa Angela.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: