OPORTUNIDADE (2)

14 04 2008

Cursos gratuitos no Rio

Qualificação promovida pela prefeitura é para as áreas de alimentação e bebidas. Há vagas em aulas de Inglês

Tiana Ellwanger

Rio – A Secretaria Municipal de Turismo do Rio lança quarta-feira a segunda fase do Projeto Rio Hospitaleiro, com 4 mil vagas para cursos de aperfeiçoamento na área de alimentação e bebidas. Os cursos, desenvolvidos pelo Senac-Rio, vão atender profissionais que trabalham em bares, restaurantes e lanchonetes. Também serão abertas vagas para cursos de inglês e linguagem de sinais para quem atua no turismo.

As oportunidades são na área de gerência e operação de restaurantes, cozinheiro-chefe, cozinheiro, churrasqueiro, pizzaiolo, saladeiro, supervisor de salão, garçom e atendente de lanchonete. Os cursos são gratuitos e têm duração entre 40 e 100 horas de aula. As aulas práticas e teóricas serão ministradas nas unidades do Senac.

“O Rio tem um potencial gigantesco para o turismo e é importante que as pessoas tenham consciência disso. É um setor que emprega muito. E só se cresce assim, qualificando aqueles que lidam diretamente com quem vem visitar a cidade”, destaca o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina. Com apoio do Ministério do Turismo, estão sendo investidos R$ 758 mil nesta segunda fase do programa.

A maior parte do curso (70% das horas-aula) é não presencial: os alunos farão exercícios em casa usando apostilas. No curso de 100 horas, por exemplo, o aluno deverá assistir a 30 horas de aula. Nas 70 restantes, ele deve se dedicar aos exercícios.

O taxista José Carlos do Nascimento Soares, 50 anos, diz que seu trabalho melhorou muito depois que começou a fazer o curso de inglês oferecido em parceria com o Ibeu. “Teve uma vez, antes de começar a fazer o curso, que uns japoneses estavam tentando se comunicar comigo. Eles apontavam para o meu relógio, para o cordão, mas eu não entendia o que eles queriam. Até que parei na orla e um homem que vendia cangas de praia começou a falar com eles em inglês. Até o camelô falava inglês, e eu não”, lembra Soares, que carrega no carro álbum com fotos da cidade para mostrar aos passageiros. “É preciso investir”, ensina.

Quem concluir o curso poderá passar por uma avaliação para obter a certificação do Instituto de Hospitalidade. A primeira fase do programa, criado à época dos Jogos Pan-Americanos, chegou a capacitar 4.500 pessoas.

Saiba como se inscrever

As inscrições para os cursos oferecidos no Senac podem ser feitas pelos telefones (21) 4002-2002 e (21) 2432-1604 ou nas unidades da Barra da Tijuca (Avenida das Américas 3.959, cobertura), Centro (Avenida Marechal Floriano 6), Copacabana (Rua Pompeu Loureiro 45), Madureira (Rua Ewbanck da Câmara 91). Para registrar a inscrição, os candidatos podem preencher o formulário acima e levar até uma das unidades listadas.

Quem estiver interessado em aprender Inglês pode procurar o Ibeu. As novas vagas serão para o segundo nível; por isso, é preciso ter noções básicas. As turmas começam em maio, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3816-9482. O curso é destinado a quem atende turistas estrangeiros no dia-a-dia, como recepcionistas, guardas municipais, funcionários de shopping, taxistas, motoristas de ônibus e empregados da rede hoteleira. A instituição oferece um teste de conhecimentos de inglês que pode ser feito pela Internet, na página www.ibeu.com.br, seção teste on-line. Neste caso, os cursos não são inteiramente gratuitos: o aluno deve pagar o equivalente a 20% do curso, e a Prefeitura do Rio bancará o resto. Com isso, a mensalidade fica em torno de R$ 35.

A segunda fase do projeto também vai oferecer 270 vagas em cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), destinados aos profissionais do setor hoteleiro. Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para renatamachado@rio.rj.org.br. O curso capacita profissionais do setor a se comunicar com deficientes auditivos.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: